Família Moreira, de Mamborê-PR, organiza propriedade seguindo a filosofia 5S

Quem não quer a propriedade rural bem organizada, planejada e com as atividades, equipamentos e maquinários otimizados? Um bom exemplo dessa organização e planejamento vem de Mamborê (Centro-Oeste do Paraná). Na propriedade da família Moreira, o programa 5S, utilizado há anos pela Coamo, também faz parte do dia a dia. No barracão, o lixo é separado corretamente e as ferramentas, peças, óleos e lubrificantes armazenados em locais apropriados e de fácil acesso. Flávio Spilka Moreira, que trabalha em parceria com o pai, tios e o avô, diz que a iniciativa foi espelhada na cooperativa.

De acordo com Moreira, a organização ajuda nas tarefas do dia a dia, seja na hora de utilizar uma ferramenta, uma peça ou até mesmo o maquinário que está sempre limpo e em condições de uso a qualquer momento. A família conta com 372 alqueires, divididos com soja no verão e trigo no inverno e o cooperado observa que a organização na propriedade influencia na condução das atividades como um todo.

Agora, você sabe o que significa a sigla o conceito do 5s?

As palavras são Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que migradas para o português foram traduzidas como “sensos”, visando não descaracterizar a nomenclatura do programa. São eles: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina.

O objetivo é identificar o que é necessário e desnecessário no seu local de trabalho; dispor os itens de forma sistemática, e estabelecer um excelente sistema de comunicação visual para os mesmos; eliminar todo e qualquer traço de sujeira, agindo na causa fundamental; criar e manter condições de trabalho favoráveis à saúde física e mental e estar comprometido com padrões estabelecidos e buscar a melhoria contínua em nível organizacional, pessoal e familiar.

Fonte Coamo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s