Departamento Municipal de Saúde de Ivaiporã inicia 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza

Nilza Fernandes e Claudeney Martins acompanham início da vacinação

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iniciou, nesta segunda-feira, dia 23 de abril, e a equipe do Departamento Municipal de Saúde de Ivaiporã registrou uma grande procura no Centro de Saúde.

Entre abril e junho devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Nilza da Silva Fernandes, que é enfermeira/coordenadora de imunização do Departamento Municipal de Saúde de Ivaiporã, explicou que pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais devem ser imunizadas. “E, no dia 12 de maio – chamado Dia D de mobilização nacional – iremos intensificar a vacinação no Centro de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde”, avisou Nilza Fernandes, informando que a vacina é uma das imunizações que oferece menos reações.

Associada à vacinação, Nilza Fernandes disse que é importante manter uma alimentação saudável e praticar atividade física.

O diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, também acompanhou a procura pela vacina e defendeu que os grupos devem recorrer às Unidades Básicas de Saúde e se imunizar. “Anualmente, atingimos a meta de vacinação. Portanto, acredito que a população continua consciente acerca da importância da vacinação”, comentou Claudeney Martins.

De acordo com o Ministério da Saúde, a dose protege contra os 3 subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) – incluindo o H1N1 e o H3N2.

A estimativa é que 3,2 milhões paranaenses sejam imunizados. A vacina será oferecida nas Unidades de Saúde dos 399 municípios do Paraná. A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza encerra dia 1º de junho.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã – Lúcia Lima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s