Prefeitura de Ivaiporã recebe máquinas e equipamentos para Centro de Triagem, Compostagem e Reciclagem

A Prefeitura de Ivaiporã adquiriu mais equipamentos para o Centro de Triagem, Compostagem e Reciclagem, os quais foram entregues na quarta-feira, dia 28 de março. Segundo o prefeito Miguel Amaral, os equipamentos foram adquiridos por meio do Instituto das Águas do Paraná e fazem parte do programa Reciclo – Sistema Integrado de Coleta Seletiva.

Miguel Amaral agradeceu ao governador Beto Richa, presidente do Instituto das Águas do Paraná, Iram de Rezende, e aos deputados Ademar Traiano, Alexandre Curi e Artagão Júnior, informando que a administração municipal trabalha para melhorar também os índices de limpeza, refletindo na saúde da população. “Por isso, não jogue lixo nas ruas. Colabore limpando o quintal e a frente da própria casa”, sugeriu Miguel Amaral.

O prefeito parabenizou e incentivou a equipe do Departamento Municipal de Meio Ambiente a trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável e responsável.

O programa Reciclo vem despertando interesse por parte dos gestores municipais do interior do Estado. O Sistema Integrado de Coleta Seletiva, desenvolvido pelo Instituto das Águas do Paraná, além de promover a preservação do meio ambiente e se preocupar com a saúde pública, é inovador no que se refere à sustentabilidade dos recicladores e conscientização da população por meio da educação ambiental.

Realizado por meio de convênio com as prefeituras, a 1ª etapa consiste na liberação de recursos para a aquisição de um caminhão para a coleta seletiva. Como contrapartida, o município se responsabiliza pela instalação dos barracões da unidade de processamento dos materiais recicláveis, motorista para o veículo de coleta e a manutenção dos equipamentos. Em janeiro, a Prefeitura de Ivaiporã adquiriu o caminhão para coleta seletiva, passando a ser utilizado na preservação do meio ambiente. Na 2ª etapa do programa, são destinados os equipamentos para a triagem e reciclagem, conforme a necessidade de cada município.

Foram instalados no Centro de Triagem, Compostagem e Reciclagem: prensa, moenga, 2 esteiras – uma com 10 metros de comprimento para triagem, e outra para expedição de rejeitos, balança e empilhadeira elétrica de 1.000 quilos cada e 40 suportes para bags. No total, os equipamentos custaram R$240 mil.

Hélio Eiiti Kaneshigue Júnior, técnico de Meio Ambiente da Prefeitura de Ivaiporã, explicou o funcionamento de cada equipamento e informou que são muito importantes na seleção do lixo reciclado.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã – Lúcia Lima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s