Milho abaixo da média e soja com boa expectativa em Guarapuava-PR

O cooperado Carlos Luhm, de Guarapuava (Centro-Sul do Paraná), começou a colheita da safra de verão pelo milho. A expectativa era de um rendimento médio de cerca de 480 sacas por alqueire, mas ele fechou com pouco mais de 420 sacas. Já em relação à soja, ainda não há fechamento da safra. A primeira carga colhida pelo cooperado foi de 172 sacas e depois caiu para 145, em uma área de cerca de dez alqueires.
Conforme o cooperado o clima transcorreu bem, com boa umidade e utilização de boa tecnologia, contudo é preciso aguardar o final do trabalho para melhor avaliação.
O engenheiro agrônomo Adalberto Roque Ragugneti, do Detec da Coamo em Guarapuava, observa que, de maneira geral, o clima ajudou as lavouras da região. “Apesar de tudo ainda poderemos fechar a safra com bons resultados”, diz.
Na verdade a safra deste ano se comportou de forma diferenciada em cada região. Enquanto em alguns lugares não faltou chuva no plantio, em outros, como no Oeste do Paraná ouve uma pequena seca no momento de implantação da lavoura, o que atrapalhou o rendimento. Já em outras choveu demais e faltou luz solar, o que alongou o ciclo da soja. Mas, nem por isso os resultados foram ruins.
Fonte Coamo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s