Acolhimento a venezuelanos é tema de audiência em Brasília, com presença de representantes paranaenses

A crise humanitária da Venezuela e o acolhimento dos imigrantes foram pautas de uma audiência no Ministério da Justiça, em Brasília, nesta terça-feira (13). O secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná, Artagão Júnior, se reuniu com o secretário Nacional de Justiça, Luiz Pontel, e o diretor do departamento de migrações, André Furquim.Curitiba, 13/03/2018.Foto: Divulgação SEJU

A crise humanitária da Venezuela e o acolhimento dos imigrantes foram pautas de uma audiência realizada em Brasília nesta terça-feira. O secretário de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Junior, participou do encontro, realizado no Ministério da Justiça.

O secretário se reuniu com o secretário Nacional de Justiça, Luiz Pontel, e o diretor do departamento de migrações, André Furquim. De acordo com Artagão Júnior, a reunião serviu para dar um rumo às ações, sendo que neste primeiro momento a preocupação está em identificar os migrantes. // SONORA ARTAGÃO JÚNIOR // No norte do Brasil, cerca de 40 mil refugiados venezuelanos estão em Boa Vista, número que representa cerca de 10% da população da capital de Roraima.

Cerca de 600 a 800 pessoas entram no país diariamente, o que levou o governo a declarar estado de emergência na fronteira. O Paraná foi o primeiro Estado a criar um conselho estadual específico para pensar soluções e melhorias para a situação dos migrantes.

O estado também criou, em 2016, o Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas. O serviço reúne informações sobre políticas públicas para estes grupos. Por se destacar na política para migrantes e refugiados, o Paraná foi o primeiro estado do Brasil a receber um convite da ONU para integrar um centro mundial de dados, com informações específicas para migrantes.

Fonte AEN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s