Assassinatos recuam 14% no Vale do Ivaí

Local onde homem foi assassinado no Jardim Colonial - Foto: Maicon Sales
Foto: Maicon Sales

O ano de 2017 foi menos violento na região. Entre homicídios, latrocínios e lesões corporais, quarenta e quatro pessoas perderam a vida no ano passado na área da 17ª Subdivisão Policial (SDP).

O número de assassinatos foi 14% menor que o registrado em 2016, quando a região totalizou 51 mortes violentas.Os números fazem parte de levantamento feito mês a mês pela Tribuna e o comparativo com os dados oficiais de 2016 da Secretaria de Estado da Segurança (Sesp).No ano passado, 14 dos 26 municípios cobertos pela 17ª SDP registraram assassinatos (53%). Já em 2016, crimes aconteceram em 17 municípios (65%).Uma das quedas mais significativas vem do maior município da região e sede da 17ª SDP.

Em Apucarana, foram 14 assassinatos em 2017. No total, foi incluída também a morte do caminhoneiro que foi encontrado carbonizado no Parque Industrial Norte em novembro – caso que pode ser classificado como de outro município. O número de assassinatos é 39% menor do que em 2016, quando foram 23 vítimas.

Depois de Apucarana, o município com maior número de assassinatos é Mauá da Serra. Foram contabilizadas 7 vítimas de crimes em 2017, contra duas em 2016. Foi a maior alta do Vale, 250%. Para o delegado-chefe de Apucarana, José Aparecido Jacovós, a redução nos índices, principalmente em Apucarana, é um reflexo do combate intensivo ao tráfico de drogas que foi uma das marcas da política de segurança pública ano passado, tanto em relação ao trabalho da Polícia Civil quanto da Polícia Militar.

“Você pode ver que ocorreu um aumento substancial nas prisões de traficantes e apreensões de drogas e as mortes violentas geralmente estão ligadas ao tráfico”, destaca. O delegado também analisa a questão em relação ao esclarecimento dos  crimes. “Tivemos um índice de 100% de resolução dos crimes o que também faz diferença nessa equação”, destaca.

Fonte: Tribuna do Norte – Diário do Paraná

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s