Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre envenenamento infantil

Em atendimento à Secretaria de Estado de Saúde, a enfermeira Rosana Campos e o chefe da divisão da Vigilância Sanitária Municipal, José Carlos Garutti, estiveram na Escola Municipal Monteiro Lobato e no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João Paulo II, onde ministraram uma palestra para as crianças sobre o Envenenamento Infantil.

De acordo com Rosana, o objetivo é alertar pais, responsáveis e cuidadores de crianças para os perigos potenciais de envenenamento infantil. “Nos trabalhamos com crianças para que elas possam ser multiplicadoras de informação dentro de seus lares”, argumenta.

Dados da Secretaria da Saúde mostram que em 10 anos foram notificados 11.051 casos de intoxicação causadas por agentes externos em crianças de 0 a 12 anos no Paraná. Aproximadamente 8,5 mil desses (77%) correspondem às intoxicações de crianças até 4 anos de idade.

Rosana enfatiza também que é preciso deixar esses tipos de produtos fora do alcance das crianças. “Por que alguns desses produtos são muito atrativos para crianças, pois elas não possuem o senso crítico para discernir o que representa perigo para ela”, enfatiza.

Produtos de higiene e limpeza, plantas, agrotóxicos e, principalmente, medicamentos são os principais responsáveis por intoxicações, e a maior parte ocorre dentro de casa (90%). “Existem alguns medicamentos que são muito parecidos com balas e doces, seja pela coloração, pelo cheiro, o que atrai muitas crianças”, disse José Carlos.

SINTOMAS – Os venenos podem penetrar pela pele, olhos, respiração e, sobretudo, pela boca. Dentre os sintomas mais comuns do envenenamento estão dor; vômito; convulsão; diarreia; paralisia; respiração difícil; confusão mental; mudança na cor dos lábios; sensação de queimação na boca, garganta ou estômago; entre outros.

Em caso de envenenamento não se deve provocar vômito ou fazer respiração boca a boca; se o contato for pelos olhos, lavar com bastante água durante pelo menos 15 minutos e procurar com urgência o serviço de saúde. Quando for ao médico, levar a embalagem do produto, medicamento ou parte da planta que a criança teve contato.

Para outras dúvidas e informações, o Centro de Controle de Envenenamento do Paraná atende pelo 0800 41 0148 em plantão 24 horas.

Como podemos proteger as crianças?

Crianças devem ser sempre supervisionadas por adultos;

Os produtos de limpeza e venenos devem ser guardados longe do alcance das crianças, preferencialmente em armários trancados;

Nunca diga às crianças que medicamento é doce, faz crescer ou deixa forte;

Os medicamentos devem ficar trancados e fora do alcance das crianças;

Orientar as crianças para não colocar plantas ou parte delas na boca;

Medicamentos devem ser tomados somente com orientação médica;

Não compre e não utilize produtos de origem clandestina ou desconhecida;

Verifique no rótulo dos produtos se constam o número de registro do Ministério da Saúde ou Agricultura, validade, identificação do fabricante, do princípio ativo e informações sobre o tratamento em caso de intoxicação;

Guarde os alimentos separados dos produtos de limpeza e venenos (inseticidas, raticidas, etc.);

Inseticidas e raticidas devem ser usados com muito cuidado. Leia atentamente o rótulo e siga as instruções;

Não compre inseticidas, raticidas ou produtos de limpeza de vendedores ambulantes ou feirantes;

Se você não é um especialista, contrate um profissional para fazer a desinsetização e a desratização de sua casa;

Após o uso de produtos perigosos, lave bem as mãos com bastante água e sabão. Troque a roupa, se necessário;

Nunca reutilize as embalagens para armazenar outros produtos, principalmente alimentos;

Só compre produtos se estiverem lacrados, rotulados e em embalagem original.

Fonte AEN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s