Santuário de Santa Rita de Cássia ganha painel

Artista sacro Sergio Ceron mostra modelo do painel
Artista sacro Sergio Ceron mostra modelo do painel

Em fase final das obras de reforma e remodelação do Santuário Santa Rita de Cássia, em Lunardelli, o patrimônio artístico da igreja está sendo enriquecido com pintura de mural de autoria do artista sacro Sergio Ceron. A pintura na parede de 12 metros de largura por seis metros de altura atrás do altar mostrará imagens bíblicas. O foco é Santa Rita contemplando o Cristo crucificado e a cruz gloriosa no centro do painel, além de imagens relacionadas à vida da santa.
Segundo Ceron, a parede apisidal (atrás do altar) interage com o espaço do santuário. “A iconografia da igreja deve repetir o significado da arquitetura. Enquanto na nave nós temos a terra, a história, o tempo linear, no presbitério nós temos as realidades celestes, o paraíso.

Portanto, aqui se pede ao artista colocar uma imagem que fale disso, que mostre o que existe no céu ou das realidades divinas”, comenta.

Por se tratar de Santa Rita, o painel mostrará uma grande cruz gloriosa, que remete a espiritualidade da santa. O Cordeiro sobre uma montanha, o Pai representado por uma mão e o Espírito Santo representado por uma pomba. “No eixo da parede teremos a imagem trinitária. Também teremos quatro símbolos dos evangelistas, São Marcos, São Matheus, São João e São Lucas. Nas laterais Santa Rita que contempla em primeiro lugar a cruz que ela tem na mão que é o Cristo crucificado, porque ela recebeu também os estigmas da cruz de espinho, mas ao mesmo tempo contempla a cruz gloriosa no centro”, explica Ceron.
Além da pintura na parede apisidal, o artista sacro também está criando icnografia em mosaico para a capela do santíssimo, e ainda nos locais dentro da igreja onde e encontra a imagem de Santa Rita e de Nossa Senhora Aparecida. O trabalho executado por Ceron, tem a colaboração do vitralista sacro e também pintor Rogerio Baggio.

REFORMA
Iniciada em 2014, a remodelação do Santuário de Santa Rita mais que dobrou a capacidade de acolhimento da igreja, que tinha capacidade  para 500 pessoas e hoje pode receber dois  mil fiéis. O Santuário é um dos principais destinos de turismo religioso no Vale do Ivaí. Apenas em maio, mês consagrado à santa, cerca de 70 mil pessoas passam pelo local.

Por Ivan Maldonado, TNOnline

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s